Ipanema Clube

Ipanema Clube Sorocaba

Idealizado por pessoas representativas da sociedade sorocabana, que viam a necessidade de um novo clube com características diferentes na cidade, o Ipanema Clube começou a nascer numa reunião de Humberto, Fernando e Mário Notari, na agência Ford, além de Mário Inglez de Souza, Olavo Jorge Cossermelli, Benedito Franciulli, Antônio Gui, Sérgio Reze, Nelson Guarnieri de Lara, José Norberto Macedo e Antônio Vial.

O propósito era a criação de um clube estritamente familiar, que fosse um prolongamento do lar de seus associados. Em 21 de setembro de 1961 realizou-se a assembleia de fundação do clube.
A área pretendida para sediar o Ipanema Clube, na Rua Sete de Setembro, pertencente ao Seminário Diocesano, foi negociada com a Mitra.

O nome escolhido para o Clube homenageou a história de Sorocaba, pois Ipanema foi a primeira fundição do país, criada por Varnhagen. Além disso, o Morro de Ipanema servia de orientação para os intrépidos bandeirantes que adentravam os sertões do Brasil.
O Clube começou então a construção de sua sede, modestamente no início, com a piscina e a parte inicial do prédio social.

Posteriormente foram sendo adicionados os Salões Sociais, recintos da Administração, Ginásio de Esportes, piscina infantil, complexo de fisicultura, American Bar e Boate 700, que transformaram o Ipanema Clube na opção de lazer socioesportivo mais completa e bem localizada de Sorocaba.

Em 2021, o Clube comemorou seu jubileu de 60 anos.

Ao longo desse período, o Ipanema Clube teve os seguintes presidentes: Mário Schmidt Inglez de Souza, Evair Lyra, Divo Barsotti, Ophir Mastrandéa, Dirceu Doretto, Ubirajara Batista Ferreira, Nivaldo Mascarenhas, Renê Leonel, Jair Bellucci, João Teixeira dos Santos, Vítor Monaldo, Paulo Moreira, Valdir Euclides Buffo, José Carlos Versolato, José Humberto Urban Filho, Ennio Landulpho, Paulo Sérgio de Souza Nogueira e Carlos Silva Santos.

Atualmente o Presidente da Diretoria Executiva é o Sr. Antonio Valdir Gonçalves Filho, ocupando a vice-presidência o Sr. Wilson Roberto Solano Paes. O Conselho Deliberativo é presidido pelo Sr. José Humberto Urban Filho, ocupando a vice-presidência o Sr. Anderson Tadeu Oliveira Machado.

Um marco na história de Sorocaba, o Ipanema Clube, além do lazer e da prática desportiva propiciados a seus associados, vem colaborando significativamente com os eventos beneficentes da cidade.

Durante a pandemia causada pelo coronavírus, o Clube lançou a campanha “O quilo que não pesa”, visando à arrecadação de gêneros alimentícios não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, destinados ao amparo das pessoas carentes, vitimadas pela pandemia e pelo desemprego, em colaboração com o Fundo de Solidariedade da Prefeitura Municipal. A campanha teve grande aceitação dos associados e foi coroada de sucesso.

Com 60 anos de vida completos, o Ipanema Clube merece os parabéns da comunidade sorocabana, extensivos aos seus milhares de sócios e dependentes.

American Bar

Com capacidade para 140 pessoas, o American Bar – projeto do saudoso Arquiteto Mussi Stefan – está fechado para serviços de descupinização e em breve voltará a funcionar seu restaurante, com música ambiente.

Salões

Salão “Dirceu Doretto”: Maior salão social do clube, tem capacidade para 600 pessoas em mesas (para casamentos ou festas de aniversário) ou 850 pessoas sentadas às mesas.

Salão “Divo Barsotti”: anexo ao salão anterior e de menor capacidade (250 pessoas em mesas para festividades ou 350 sentadas em cadeiras para palestras).

Lounge 700 (boate): tem capacidade para 200 pessoas e se presta maravilhosamente para festividades de casamento ou aniversário.

Varanda

Ambientada no terraço do clube, a Varanda vem tendo grande sucesso, com música ao vivo às sextas-feiras, das 19h às 22h e serviço para fornecimento de bebidas, salgados, massas e pizzas.